top of page

Coleção O Sapinho Guloso encanta crianças na programação da Flipa


Feira Literária do Pará ocorreu nos dias 17 e 1 de outubro, na livraria da Fox Belém


Olhinhos concentrados em cada momento da história. Enquanto Ramayana Torres narra as aventuras do Sapinho e sua turma com o livro impresso nas mãos, a criançada acompanha tudo o que os personagens aprontam até o fim e se encanta com o que ouve e vê. Ao final da contação, a curiosidade continua e o público mirim é convidado a ver um pouco mais desse enredo em outro formato: nos tablets disponilizados pela Editora Paka-Tatu para a turminha poder interagir com a versão digital de O Sapinho Guloso.


Curiosos, os pequenos vão até as ferramentas e se revezam na leitura e interação com o livro. Tocam na tela, se empolgam com os personagens em movimento, emitindo sons. “Gostei muito, gostei do formato. Eles apareciam se mexendo”, diz Dária Montenegro, de 7 anos. A avó, Laura Moura, aproveitou o entusiamo da neta e comprou a versão impressa do livro, de autoria do escritor Rufino Almeida. Dária ganhou autógrafo de Rufino e fez questão de tirar dúvidas sobre a história do autor em uma conversa quase ao pé do ouvido.



Yasmin da Cruz e Silva também era pura concentração. Os olhos nem piscavam e ela não cansava de ver e rever a história. “Gostei de todas as partes e da Sapinha, porque ela é engraçada”, justifica a menina de 6 anos. A mãe, a pedagoga Raquel Brito, não esconde o orgulho de ver a filha interessada no universo dos livros. “Incentivo desde pequena sobre a importância da leitura. Ela gosta muito. Se ela ganha um presente ela recebe com a mesma alegria se for um brinquedo ou se for um livro”, comenta Raquel, que trabalha com informática educativa em uma escola municipal de Ananindeua e ficou animada com o projeto desenvolvido pela Editora Paka-Tatu.


“Interatividade é a palavra-chave. [O projeto] vai despertar mais o interesse dos alunos [pela leitura]. A forma de educar ainda é muito tradicional nas escolas, mas precisamos entender que vivemos na era digital. E essa é a realidade dos alunos. Temos que buscar novas formas para o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, a importância desse material interativo. São novas formas de aprender e os alunos adoram”, avalia a educadora.



A coleção

Os materiais são destinados a alunos do 1º ao 4º ano. Além da versão impressa e das versões digitais do livro “O Sapinho Guloso”, a coleção é composta por três séries de livros digitais de atividades interativas contextualizadas na história, contemplando assuntos de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências-Saúde-Meio Ambiente.


A “Coleção O Sapinho Guloso” envolve também a valorização dos laboratórios de informática das escolas. A equipe técnica da Paka-Tatu vai até o local, faz a instalação dos livros digitais e realiza oficinas com os professores, além de acompanhar de perto o andamento do projeto por meio de visitas durante o ano letivo. Professores e estudantes serão estimulados a dar contribuições para novas atividades interativas, passando a integrar o quadro de autores da coleção.


Na mídia

O lançamento da “Coleção O Sapinho Guloso” também foi destaque no portal Diário OnLine e na coluna Liberal Society, do caderno Magazine, do jornal O Liberal.


A Flipa

A Feira Literária do Pará valorizar o autor local e a literatura que produz. É um encontro de escritores, editores, livreiros e leitores paraenses, com a proposta de fomentar a produção literária do Pará. Durante o evento, além da mostra de vasto acervo de obras literárias paraenses e desconto exclusivo, o público que compareceu à Livraria da Fox pode encontrar com autores do Pará que se uniram para criar a Flipa, manter, organizar e efetivá-la em sua segunda versão.

23 visualizações0 comentário
bottom of page