Sobre a Paka-Tatu​

Neste ano de 2018, a Editora Paka-Tatu completa 18 anos. Quase duas décadas transformando ideias em livros, ajudando a tirar das prateleiras acadêmicas e de muitas prateleiras particulares textos inacessíveis a um público maior.

 

A Editora Paka-Tatu foi criada no ano de 2000 pelos professores foi criada em junho de 2000 pelos professores Armando Alves Filho, José Alves de Souza Júnior e José Maia Bezerra Neto. O primeiro, aposentou-se naquele mesmo ano e os outros ainda atuam como professores da Universidade Federal do Pará.

 

A escolha do nome resultou, nada mais, nada menos, do que de uma brincadeira que os antigos faziam com as crianças. Costumavam pedir para as crianças repetirem: “paca tatu cotia não” e as crianças, não entendo, de imediato, repetiam a parte que não era para repetir “cotia não”. Achamos a ideia engraçada e de coloração bem regional. Para dar um pouco mais de glamour ao nome da Editora, substituímos o “c” da paca pelo “k”.

 

O design da logo não demorou a sair. Dois companheiros, Cláudio Serra e Antônio Carlos Gomes foram os idealizadores dessa logo que ainda pode ser vista em todas as publicações e documentos da Editora Paka-Tatu. A eles, além da logo, devemos os primeiros livros diagramados e muita gratidão pelo apoio.

 

No mesmo ano de sua fundação, a Professora Maria de Nazaré Sarges, da Universidade Federal do Pará, nos confiou a edição de seu primeiro livro e, também, primeiro livro com o selo Paka-Tatu: Belém: riquezas produzindo a Belle Époque,

 

Esforçando-se em produzir livros de qualidade, a Editora Paka-Tatu construíu, ao longo dos anos, por meio de contratação ou de parceria, um excelente quadro de profissionais formados por revisores, diagramadores, ilustradores, tradutores, bibliotecários e, ainda, assinou contrato com as melhores gráficas do país. Esses cuidados tornaram a Editora Paka-Tatu uma das mais importantes  e respeitadas do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

A linha editorial da Paka-Tatu abrange diversos segmentos, entre outros: Filosofia, Sociologia, Ecologia, História, Antropologia, Arqueologia Economia, Política,  Direito, Estudos Literários, Poesia, Romance, Conto, Ficção, Saúde e literatura infanto-juvenil.

 

Além das publicações inéditas, a Editora Paka-Tatu tem como proposta a reedição de obras importantes, de autores regionais e de autores não regionais. Nessa perspectiva, já foram publicadas obras de: Dalcídio Jurandir, José Coutinho de Oliveira, Antonio Tavernard, João Marques de Carvalho, Inglês de Sousa, Vicente Salles, Jesus Paes Loureiro, Eça de Queirós, Machado de Assis, Gil Vicente.

 

Acompanhando o desenvolvimento tecnológico, a Editora Paka-Tatu lançou-se no campo dos livros eletrônicos. Hoje, conta com diversos livros (ebooks) sendo vendidos por intermédio das livrarias Amazon.com e iTunes Apple.

 

Os livros da Editora Paka-Tatu estão presentes em várias cidades do país e no exterior. Para chegar em outros centros, foi montado um sistema de distribuição que se encontra em constante aprimoramento.

O primeiro livro

Maria de Nazaré ao lado dos editores da Paka-Tatu a noite de lançamento do livro de estreia 

Informações
Outros serviços