top of page

Estudantes de escola estadual de tempo integral escrevem livro sobre lendas e assombrações

A obra, que também foi ilustrada pelos próprios estudantes, ressalta o protagonismo e a dedicação que envolvem toda a comunidade da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, em Belém,

Inspirados por lendas e histórias ouvidas em casa, nas rodas de conversa com os mais velhos e nas tradições do imaginário popular paraense, estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira, no bairro de São Brás, em Belém, reforçaram seu protagonismo ao publicar o livro “Lendas e Assombrações”, pelo selo da Editora Paka-Tatu. A obra, escrita e ilustrada pelos próprios estudantes, foi apresentada ao público na noite da quinta-feira (26), um momento marcado por emoção, alegria e autógrafos na unidade escolar.

A iniciativa faz parte do projeto “Folhas Volantes” e é resultado da eletiva de Lendas Amazônicas, possibilitada pelo modelo de ensino integral. O projeto consiste na produção de narrativas do imaginário popular. Ao todo, 19 estudantes participaram da produção do livro. Para a gestora da escola, Júlia Miranda, o momento foi muito importante e cheio de significado. 

“Quando a gente vê 19 alunos e alunas escritores lançando um livro na presença de todos os seus familiares, autoridades, toda a comunidade aqui da escola prestigiando esse evento, os alunos autografando os livros, para nós é uma sensação maravilhosa de esperança, de Paulo Freire do verbo 'esperançar'. Nós estamos aqui esperançando, que quer dizer nos movimentando, trabalhando, buscando melhores oportunidades para nossos estudantes. Então, o lançamento desse livro traduz na prática o que é o esperançar para a gente aqui na escola. Nós estamos todos os dias nesse trabalho, aprofundando o conhecimento dos nossos estudantes, melhorando a sua leitura, sua escrita, a produção de texto, a interpretação que culminou neste livro. Um momento de muito orgulho, de muita esperança, de muita felicidade para todos nós da nossa escola”, afirmou a diretora.


 
 
 

Comentários


bottom of page