top of page
Maria do Socorro Furtado Veloso.png

Maria do Socorro Furtado Veloso

Professora associada do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP (2008) e mestre em Multimeios pela Unicamp (2001). Realizou estágios pós-doutorais junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (2021-2022) e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2014-2015). Coordena o projeto de pesquisa "Jornalismo, literatura e política: as contribuições da obra de José Saramago para uma leitura crítica das mídias".

 

É autora do livro "Imprensa e contra-hegemonia: 20 anos do Jornal Pessoal (1987-2007)", editado pela Paka-Tatu (3014). Integra as bases de pesquisa Pragma (UFRN) e Ecomsul (UFRN), o conselho consultivo do Forum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) e da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej). Foi professora convidada do curso de especialização em Jornalismo Científico da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi professora do curso de especialização em Comunicação Pública e Empresarial do INPG (Instituto Nacional de Pós-Graduação) de 2006 a 2008.

 

Atuou como docente em cursos de Jornalismo do Estado de São Paulo entre 2000 e 2008. Possui bacharelado Em Psicologia pelas Faculdades Integradas Colégio Moderno (1986) e bacharelado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (1995). Trabalhou como repórter, redatora e editora em cinco jornais diários, no Pará, Amapá, Ceará e São Paulo. Tem 35 anos de experiência na área, atuando principalmente em jornais impressos, jornais laboratório, docência e pesquisa em jornalismo. Atualmente desenvolve pesquisas no campo da comunicação contra-hegemônica, mídia e política, e jornalismo e literatura.

LIVROS EM DESTAQUE

Imprensa e contra-hegemonia: 20 Anos de Jornal Pessoal (1987-2007)

bottom of page